Avaliando credenciais acadêmicas do Brasil! [SAIBA TUDO AGORA]

No ano acadêmico de 2010/11, havia 8.777 estudantes brasileiros em faculdades e universidades dos EUA. Embora esta tenha sido uma diminuição muito ligeira em relação ao ano anterior (8.786), geralmente espera-se que as inscrições estejam aumentando acentuadamente nos próximos anos graças a um programa de bolsa público-privado que promete enviar 101.000 estudantes brasileiros e trocar visitantes no exterior uma mistura de programas de intercâmbio e grau completo até 2015. Os Estados Unidos foram listados como um dos principais países parceiros no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras e provavelmente receberão a maior participação de estudantes de bolsas brasileiras.

À medida que os departamentos de admissão aqui nos Estados Unidos começam a perceber um aumento nas aplicações brasileiras, a familiaridade com os requisitos do documento, as credenciais e as escalas de classificação do Brasil será essencial para fornecer avaliações de credenciais justas e precisas. Para o efeito, a World Education Services ofereceu um webinar gratuito sobre o sistema educativo do Brasil em março de 2012 com assessoria na avaliação das credenciais académicas daqueles que se formaram nos níveis secundário e terciário do sistema educacional brasileiro. Neste artigo, oferecemos uma peça de cópia impressa.

Visão geral do sistema de educação


O Brasil é um país federal com 26 estados individuais e um distrito federal. Enquanto os governos estaduais são responsáveis ​​por implementar e / ou administrar educação elementar e secundária, existem diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelas autoridades federais. Estes são complementados por currículos regionais estabelecidos pelos governos locais e regionais.


O ensino superior é regulado pelas autoridades educacionais nacionais através do Ministério da Educação (Ministério da Educação). O ensino superior público pode ser financiado por um ou mais dos três níveis de governo (municipal / estadual / federal).

O sistema educacional brasileiro é amplamente dividido entre educação básica (educação básica) e ensino superior (educação superior). A educação básica atualmente inclui educação infantil (educação infantil, 4-6 anos), ensino fundamental (ensino fundamental, 6-15) e ensino médio (ensino médio, 15-18).

O ensino primário e secundário é oferecido principalmente no setor público, embora haja também muitas escolas privadas (13% da matrícula total em 2009, de acordo com o Banco Mundial). O ensino superior também é uma mistura de provisão pública e privada, tendo o setor privado crescido consideravelmente nos últimos anos para atender à demanda que não é atendida pelo setor público, especialmente no nível de graduação. Hoje, quase 75 por cento dos estudantes de nível terciário estão matriculados em faculdades e universidades privadas.

O Censo Educacional Brasileiro de 2009 listou 2.252 instituições de ensino superior em todo o país, com uma matrícula total de 5,45 milhões de alunos. A admissão às universidades públicas é muito competitiva, já que geralmente são consideradas de maior qualidade, além de serem quase gratuitas (os estudantes pagam uma taxa de manutenção nominal estabelecida pela instituição acadêmica em conformidade com as jurisdições correspondentes).

A duração do ensino obrigatório é actualmente de nove anos, mas, de acordo com as disposições de uma emenda constitucional de 2009, que será ampliada para 13 anos (com idades entre 4 e 17) até 2016. Sob essa mesma emenda, é uma obrigação constitucional que 18% da receita nacional seja gasto em educação.

A linguagem de instrução é quase exclusivamente portugues, embora os estudantes tenham que fazer uma segunda língua no nível secundário. Alguns estados tornaram o inglês obrigatório, outros oferecem a opção de um terceiro idioma (além do inglês), enquanto outros deixam o aluno decidir. O ano lectivo é de fevereiro a dezembro.

Educação Primária e Ensino Médio (Ensino Fundamental)


A partir de fevereiro de 2006, os primeiros nove anos (anteriormente oito) da escolaridade brasileira são obrigatórios e gratuitos nas escolas públicas, com os anos obrigatórios divididos entre os graus 1-5 e os graus 6-9 (idades entre 6 e 14). O novo programa de educação elementar de nove anos foi totalmente implementado em 2010 e, coletivamente, os primeiros nove anos são conhecidos como ensino fundamental ou educação fundamental. A maioria dos estudantes freqüenta escolas públicas neste nível.


O currículo é ministrado durante um dia (mínimo) de quatro horas e os assuntos obrigatórios, conforme determinado no nível federal, incluem: educação artística, biologia, ética, matemática, educação física, ciências físicas, vida social, estudos sociais (história e geografia). ) e língua portuguesa. Outros assuntos são determinados a nível regional para atender às necessidades dos alunos e da comunidade. A maioria dos estados e municípios exige uma língua estrangeira a partir da 5ª série.

Os alunos que se formaram no ensino fundamental recebem uma transcrição, ou histórico escolar, que concede acesso ao ensino médio. Um certificado (Certificado do Conclusão do Ensino Fundamental) também é concedido.

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